Arquiteto e Urbanista formado pela UNESP/Bauru, Alfio Lisi se destacou pela sua produção de mobiliário quase que em sua totalidade feitos em madeira, tendo ele também experimentado novas formas a partir de outros materiais como concreto, aço carbono, fibra de vidro e até azulejos.
Dá-se destaque para sua linha Abaporu (que em tupi-guarani significa o homem que come e tem o ideal de transformar as coisas em outras), com peças que absorvem referências internacionais e traduzem o estilo brasileiro, mostrando assim a sua essência.

 

 

Alfio também foi prêmiado em concursos nacionais como 18° Prêmio Design Museu da Casa Brasileira com o cabide Giro, e internacionais como no IF Product Design Award com a luminária Pau de Luz que já havia ganho uma menção honrosa no Salão Casa Brasil.
Essa nova experimentação com novos materiais a qual falamos é identificada também na poltrona Leme em destaque na foto abaixo, que utiliza a madeira como estrutura da cadeira e percintas de couro no assento e encosto.

 

mostra decoração

Este ambiente foi desenvolvido para a Mostra Campinas Decor pelo escritório das arquitetas Maira Del Nero e Symonne da Fonte, e buscou utilizar peças do design brasileiro. Além da poltrona de Alfio Lisi, temos também a cama tulipa de Aristeu Pires e as mesinhas laterais de Jader Almeida.

Outras peças de Alfio que amamos:

poltrona sopro

Criação de 2013 do designer Alfio Lisi, a poltrona, que mistura madeira, aço e couro natural, foi premiada no Salão Design Casa Brasil 2013, na categoria profissional, e conquistou o segundo lugar, na categoria móvel, no 27° Prêmio de Design Museu da Casa Brasileira, em 2013.
O próprio designer fala sobre a inspiração para compor a peça: “’A vida é um Sopro’. Foi essa frase de Niemeyer que me inspirou na concepção da poltrona Sopro. Um processo que comecei em 2009 e que agora considero finalizado. Busquei dar a essa poltrona um aspecto leve e sensual , sem perder as linhas que caracterizam o meu trabalho. Espessuras maximamente reduzidas, nos três materiais utilizados. Combinar curvas e retas. Quase linhas. Tão presentes em Oscar e tão inspiradoras para nós”. Disponível em versões com encosto alto e baixo.

mesa cone

A linha de mesas de jantar e laterais tem base feita em concreto moldado e tampo em madeira teca maciça.

 

Leave a Reply