Madeira certificada com selo FSC

By Mostras, Sustentabilidade No Comments

Os painéis de Mdf da Duratex, utilizado na confecção da marcenaria do ambiente, são feitos com fibras de eucalipto reflorestado e possuem o selo FSC. A empresa tem certificação Green Label, que é concedida às empresas cujas florestas são adequadamente manejadas. O padrão utilizado foi o Mdf Itapua da Linha Essencial Wood.

A FSC (Forest Stewardship Council, ou Conselho de Manejo Florestal) é uma organização não-governamental reconhecida mundialmente que busca disseminar a realização de um manejo florestal pelas empresas do ramo. Além disso, coordena e desenvolve padrões para certificações que atestam que a exploração da floresta é feita de forma ecologicamente correta, socialmente justa, economicamente viável e atende às leis vigentes no país.

Mobiliário Lider Interiores

By Mostras, Sustentabilidade No Comments

No espaço Boas Vindas para a Mostra Sustentável 2019 foram especificados os seguintes produtos da Líder Interiores:

  • Sofá Gomos – Suite Arquitetos
  • Mesas de centro Queen – Bruno Faucz
  • Mesa lateral Balanço – Estúdio Nada se Leva

A Líder possui licença ambiental, que garante que seus produtos são produzidos de forma sustentável.

Todas as madeiras utilizadas na fabricação dos móveis são certificadas. Os estofados são feitos em estrutura de aço galvanizado, e toda a espuma é fabricada pela própria empresa que possui também o selo do Inmetro.

Automação e controle

By Mostras, Sustentabilidade No Comments

A Automação com controle de consumo de energia é uma das inovações do ambiente, a unidade além de criar cenários, controlar a iluminação e os aparelhos eletrônicos, monitora o consumo de cada elemento conectado, o que possibilita a criação de cenários mais econômicos com baixo consumo de energia. Dessa forma, a automação é responsável pelo controle luminotécnico e pela otimização do completo gerenciamento da instalação elétrica, funcionalidade, conforto, manutenção, segurança e energia.  Sua utilização minimiza o uso de cabeamentos e gera economia na obra.

A automação e o sistema de áudio e vídeo foi fornecido pela Startsolution.

Luminária Pendente de papelão reciclado

By Mostras, Sustentabilidade No Comments

A Luminária Pendente de papelão reciclado é confeccionada de forma artesanal, utilizando como matéria-prima, o papelão descartado. As peças são cortadas a laser e depois montadas manualmente, usando somente cola branca. O processo envolve a parceria com associações de recicladores que fornecem material para a reutilização em cadeia de produção ética, com métodos socialmente responsáveis e sustentáveis.

No ambiente Boas Vindas da Mostra Sustentável 2019 foram utilizados diferentes pendentes Kraft Stella Soluções fornecidos pela Bonaluce Iluminações.

Piso Invecchiatto Champagne (Lepri)

By Mostras, Sustentabilidade No Comments

A Lepri Cerâmicas utiliza-se do processo de reutilização de vidros de lâmpadas fluorescentes na fabricação de seus produtos, o que contribui com a diminuição do descarte deste material tóxico no meio ambiente, e consequentemente, com a contaminação do solo e dos seres vivos. Aliado a isso, há a diminuição da temperatura da queima dos produtos, resultando na redução de emissão dos poluentes e na economia de gás natural. A cerâmica fabricada com materiais naturais, apresenta acabamento envelhecido e bordas arredondadas, o que proporciona uma agradável sensação térmica, além de ser um produto antiderrapante.

No ambiente Boas Vindas da Mostra Sustentável 2019 foi utilizado o piso Invecchiato Champagne 23×23. fornecido pela Ceramick Revestimentos.

Vasos Fibra de Coco

By Mostras, Sustentabilidade No Comments

A empresa CBFT a já reciclou mais de 20 toneladas de coco verde, transformando resíduos em produtos Sustentáveis. O coco verde que seria descartado deixa de ir para o aterro aumentando seu ciclo de vida e a vida útil do aterro. O projeto de reciclagem de coco gerido pela CBFT prevê a logística reversa, onde os mesmos caminhões que entregam o coco verde cheio para os supermercados extraírem sua água, recolhem o coco vazio e o transportam para o local de beneficiamento da fibra. A Fibra Longa extraída da casca dá origem aos vasos e o pó do côco, resíduo da produção, é utilizado como substrato no plantio de mudas.

No ambiente Boas Vindas da Mostra Sustentável 2019, os vasos de fibra de coco foram utilizados no jardim vertical composto de samambaias.

http://www.cbft.com.br/site/

Madeira Urbana – madeira de reaproveitamento

By Mostras, Sustentabilidade No Comments

MadeiraUrbana® é um processo de certificação de madeiras provenientes de podas e cortes de árvores, realizados na cidade, suportado por uma plataforma digital de rastreamento. Alem da certificação da origem das madeiras validam-se plantios de reposição de árvores nas cidades. Também ajudam as marcenarias e estúdios de design parceiros a comercializarem seus produtos acabados. Madeira Urbana é uma entidade vinculada ao grupo CBFT – Cia.Brasileira de Florestas Tropicais.

O uso consciente da madeira contribui efetivamente para um ambiente mais sustentável, pois além de ser um material renovável, há propriedades únicas de absorção de dióxido de carbono que uma vez retido na madeira, continua afastado da atmosfera mesmo quando é transformada em um produto acabado. É importante salientar que a madeira é um produto passível a reutilização e reciclagem. No espaço Boas Vindas da Mostra Sustentável 2019 algumas peças do mobiliário como os banquinhos, rack e base do armário foram fabricados com as madeiras provenientes do Programa Madeira Urbana e receberam um código, que permite ao consumidor verificar a origem exata e o histórico das madeiras utilizadas. Inserindo o código dos selos no site do programa www.madeiraurbana.com.br é possível rastrear a origem da madeira como também a quantidade de carbono retirado da atmosfera durante o crescimento da árvore. O uso da madeira urbana demonstra o devido respeito à história das arvores que permanecem vivas na forma de peças certificadas.

Ecosimple – Tecido Sustentável

By Mostras, Sustentabilidade No Comments

O Tecido EcoSimple é exclusivo, inovador e de alto padrão criativo. Unem beleza e personalidade aos principais segmentos do setor da moda, home e decor. É confeccionado a partir do reaproveitamento dos fios oriundos da reciclagem do PET. O processo envolve desde a coleta e separação dos resíduos descartados pelas indústrias têxteis, e assim o seu reaproveitamento, o que evita o uso de novos produtos químicos no processo, além de reduzir o consumo de água na produção. No processo de tecelagem, os resíduos têxteis são transformados em novos tecidos, juntamente com a aplicação dos fios de PET. Essa produção garante que cada metro de tecido produzido elimine 480 gramas de resíduo têxtil e oito garrafas pet do meio ambiente. Todos esses fatores garantem o ciclo de renovação dos produtos, respeito à natureza e bem estar do planeta.

Site: http://ecosimple.com.br/

Impressão Print Decor

By Mostras, Sustentabilidade No Comments

Impressão ecológica

A Printdecor fabrica quadros, pôsteres e papéis de parede personalizados, sempre buscando alternativas sustentáveis. Com essa filosofia, oferecemos as soluções inovadoras HP Latex considerando o impacto ambiental na criação de cada produto ao longo de todo o ciclo de vida, desde o projeto até a fabricação, o uso e o fim da vida útil.
A tecnologia HP Latex traz um amplo conjunto de credenciais que lidam com todo o espectro de preocupações ambientais; desde a química da tinta até a qualidade do ar em ambientes fechados (tanto para a produção quanto para a exibição das impressões) e as considerações de ciclo de vida.

Printdecor, preferência entre produtos amigos do meio ambiente!