Empreendimentos que, além de primar pela qualidade do serviço e pelo bom atendimento, se comprometem com o bem-estar do planeta e das pessoas que nele vivem. Essa é a mensagem por trás de empreendimentos que apostam na arquitetura sustentável, prática considerada vantajosa pelos profissionais da área; uma alternativa consciente, econômica e bonita que trazem resultados positivos à imagem do empreendimento.
“Esse nicho de mercado é, hoje, um diferencial. Mas, no futuro se transformará em requisito, pois está dentro da necessidade urgente de melhores indicativos de qualidade de vida”, afirma a arquiteta de Campinas, especialista em construção sustentável, Maira Del Nero, três vezes vencedora do Prêmio Planeta Casa, da revista Casa Cláudia, na categoria Design de Interiores.
Na avaliação da arquiteta, tanto os locais mais simples quanto os mais sofisticados podem se beneficiar dessa prática (também conhecida como arquitetura verde e eco arquitetura), já que se sustenta na qualidade de vida das pessoas que utilizam o espaço e no respeito ao meio ambiente.
A arquitetura sustentável pode ser considerada mais eficiente e econômica: se gasta, aproximadamente, 5% a mais na construção, mas a economia durante a operação do empreendimento é significativa, algo em torno de 30%. As edificações projetadas com conceitos sustentáveis somam uma série de vantagens. Uma delas é o fato de proporcionar aos frequentadores uma experiência mais agradável em termos de conforto térmico, acústico e qualidade do ar, como explica Maira Del Nero. Os benefícios também se estendem aos funcionários, que passam a atuar em um ambiente com boas condições de iluminação natural, ventilação, eficiência energética e automação.
A orientação de um profissional no desenvolvimento de um empreendimento sustentável é de extrema importância, já que é ele quem direciona a integração de todos os projetos e fornecedores em busca de resultados otimizados e garantindo a viabilidade das propostas. “A sustentabilidade não é uma receita de bolo que pode ser replicada. É necessário um estudo preciso de cada caso”, ressalta a arquiteta Maira Del Nero.
Abaixo alguns exemplos de projetos assinados pela arquiteta, utilizando conceitos da arquitetura verde: