Skip to main content
Monthly Archives

maio 2016

Antes e Depois I Reforma Apto.

By Antes e depois, Portfólio, Projetos residenciais, Sustentabilidade No Comments

Veja o Antes e Depois deste projeto de reforma de um antigo apartamento de 140m² no coração do bairro Cambuí, tradicional bairro de Campinas, desenvolvido pela arquiteta Maira Del Nero para um jovem casal de clientes.

Lavabo

Banheiro

Cozinha

Living


A sustentabilidade norteou o trabalho desde o início, com soluções inteligentes para garantir uma obra rápida e eficiente, reduzindo os resíduos gerados no processo.

Resina de tecnocimento e assoalho de madeira com certificação FSC foram especificados para substituir os antigos revestimentos do apartamento . Nas áreas molhadas a resina foi aplicada por cima dos pisos e azulejos originais, evitando a demolição e otimizando a obra. Tintas sem solventes e textura a base de terra também formam utilizadas.

Com espaços integrados e linguagem contemporânea, o design de interiores privilegiou o mobiliário de madeira com procedência garantida: demolição, redescobrimento, poda urbana e certificada . A mesa de jantar e o aparador foram desenhados pela arquiteta Maira Del Nero para o projeto Madeira Urbana, que utiliza madeira de poda urbana para confeccionar suas peças. As cadeiras assinadas pelo designer Paulo Werneck também são do projeto Madeira Urbana.

Diversas peças de garimpo foram escolhidas pela arquiteta, que incentivou o consumo consciente, criando um ambiente único.

Veja fotos na íntegra deste projeto AQUI

Lavabos: o cartão de visita

By Sem categoria No Comments

Recentemente postamos um “especial banheiros” com dicas para inspirar a reforma ou construção desta área tão importante da casa. Hoje, preparamos um post com dicas da arquiteta de Campinas, Maira Del Nero da área considerada o cartão de visita da casa: o lavabo!

O lavabo é com certeza um dos espaços que mais podemos ousar e testar materiais e texturas diferentes.  As bancadas e os espelhos são geralmente o foco da atenção e as paredes dão um toque especial ao ambiente!

12HAES

Neste lavabo, piso e parede são de cimento queimado. A cuba de louça foi encaixada na bancada de madeira maciça cumarú. Por serem pouco frequentados podemos abusar da madeira nos lavabos! Destaque para a iluminação do espelho: conseguimos esse efeito ao descolá-lo da parede com o uso de um perfil metálico onde podemos prender lâmpadas fluorescentes ou fitas de led.

h10

A parede revestida de pedras portuguesas brancas sem rejunte é o diferencial deste pequeno lavabo.

 

 

 

PAPEL PAREDE

O uso de papel de parede em lavabos é muito comum e por serem espaços pequenos podemos utilizar estampas sem medo. Aqui foi escolhida uma estampa floral em cores mais neutras. A cuba deste lavabo foi esculpida na própria pedra. Geralmente nesses casos a válvula fica escondida dificultando o acesso para manutenção, o que é pouco prático em banheiros de uso intenso. Já no lavabo, de uso mais restrito, essa tipo de bancada pode ser utilizado tranquilamente.

 

10.alpha

Este é um outro exemplo de cuba de pedra esculpida. O frontão é de madeira e as paredes foram revestidas com papel de parede liso. O pendente de cristal dá um toque especial ao lavabo.

 

 

maira del nero interiores

O piso deste lavabo é de ladrilho hidráulico com borda e rodapé de madeira. A bancada é mármore travertino com cuba de louça semi-encaixe. A escolha do tamanho do espelho também é importante. Se o lavabo for pequeno, o ideal é instalar o espelho na parede inteira, para dar a sensação de um espaço mais amplo.

 

013A_3IRMAS_06site

Nesta imagem temos uma proposta bem diferente. Como o lavabo, localizado embaixo da escada tem um espaço bem reduzido, a cuba de louça foi instalada do lado de fora, aproveitando a área do hall. O desenho do aparador de madeira e o espelho apoiado dão um ar mais despojado para o ambiente.

 

 

Iluminação I Áreas Externas e Fachadas

By Dicas, Portfólio, Projetos Comerciais, Projetos residenciais No Comments

A iluminação de áreas externas como jardins e fachadas pode fazer toda a diferença no projeto da sua casa. Especificar corretamente as luminárias, destacando os pontos importantes valoriza tanto a arquitetura quanto o paisagismo.

Neste post a arquiteta de Campinas Maira Del Nero, da exemplos de diversos tipos de luminárias e suas aplicações em áreas externas e fachadas:

As arandelas por exemplo, podem ser utilizadas em pilares de varandas ou pergolados, ou para iluminação decorativa, pois destaca a textura das paredes onde está instalada.

????????????????????????????????????

A luminária de piso ou uplight deve ser utilizada para destacar elementos de fachada como empenas, pilares, materiais  e vegetação de maior porte como árvores e palmeiras. Evitar o uso em paredes com janelas, pois causa ofuscamento. Esse tipo de luminária não ilumina caminhos, precisa sempre estar próximo de algum elemento vertical. Pode ser especificada no piso ou grama.
HAES (26)

????????????????????????????????????

Holofotes também podem especificados nos jardins para iluminação de vegetação de maior porte como árvores e palmeiras. Podem também  ser presos nas paredes externas da casa para iluminar áreas maiores do jardim.

????????????????????????????????????

HAES (17)
Utilizar balizador de chão para iluminar caminhos e escadas. Cuidado,  pois é uma luminária cara e deve ser utilizada somente em pontos de destaque.

Postes baixos podem ser utilizados para iluminar caminhos que necessitam de uma quantidade razoável de luz.

Sempre distribuir alguns espetos pelos jardins e floreiras. Não é necessário especificar o ponto exato, pois o espeto diferentemente das outras luminárias pode ser reloucado em obra.
HAES (28)????????????????????????????????????*As fotos deste post são de projetos de autoria da arquiteta Maira Del Nero. 


 

Agenda I Maio

By Agenda, Arte, Cultura, Mostras No Comments
Uma das 100 obras de Sebastião Salgado, da exposição "Genesis" no Sesc Campinas

Uma das 100 obras de Sebastião Salgado – do projeto “Genesis”, disponível para visitação gratuita no Sesc Campinas



01 a 19 de maio
50 anos I Galeria Ipanema I Rio de Janeiro

A Galeria de Arte Ipanema dá continuidade à celebração de seus 50 anos com os trabalhos de artistas mais emblemáticos de sua história, como Candido Portinari, Iberê Camargo, Alberto Guignard, Alfredo Volpi, Beatriz Milhazes, Di Cavalcanti, Franz Weissman, Jesus Soto, Lygia Clark e Lygia Pape. galeria-ipanema.com


4 de maio a 07 de julho
O triunfo da cor I CCBB I São Paulo

O Centro Cultural Banco do Brasil traz ao país os mestres do pós-impressionismo. São 75 obras-primas dos acervos do Musée d’Orsay e do Musée de l’Orangerie. Entre os artistas, estão Van Gogh, Gauguin, Toulouse-Lautrec, Cézanne e Matisse, alguns dos nomes que promoveram uma revolução estética com o uso da cor. bb.com.br/cultura


05 de maio a 06 de junho
Bruno kurru I Zipper I São Paulo

Bruno Kurru expõe na Zipper Galeria, em São Paulo. O artista mistura pintura a objetos já existentes, criando o que chama de ‘pinturas-instalações-objetos’. Por meio de colagem e montagem, se apropria de objetos do cotidiano, citações, imagens retiradas da internet e outras coisas, que passam a ser discutidas no campo da arte. zippergaleria.com.br


3 de maio a 31 de julho
Sebastião Salgado I Sesc I Campinas

A exposição “Genesis”, do renomado fotógrafo mineiro Sebastião Salgado, estará disponível para visitação no Sesc Campinas a partir de hoje (3). A mostra, que é gratuita, reúne 100 fotografias que representam o que há de mais intocado no planeta. Nas imagens, um pouco da realidade percorrida por oceanos, desertos de gelo e areia, montanhas e selvas ao redor do mundo. sescsp.org.br


22 de maio a 14 de agosto
Picasso I Tomie Ohtake I São Paulo

Mais de cem obras do Musée National Picasso-Paris vêm à São Paulo, no Instituto Tomie Ohtake, a maior parte delas é inédita no Brasil. A curadoria traça um percurso cronológico das principais fases do artista, fundamentando-se na  relação especial que Picasso mantinha com suas próprias obras. institutotomieohtake.org.br


17 de maio a 10 de julho
Casa Cor São Paulo I Jockey Club I São Paulo

Pertencente ao grupo Abril, a CASA COR é uma das mais reconhecidas mostras de arquitetura, decoração e paisagismo das Américas. O evento reúne, anualmente, renomados arquitetos, decoradores e paisagistas e em 2016 chega à sua 30ª edição em São Paulo. casa.abril.com.br/casa-cor/mostras/sao-paulo


31 de março a 15 de maio
Casa Cor Campinas I Cond. Entreverdes I Campinas

A 7° edição campineira da Casa Cor, apresentará as tendências da arquitetura, decoração e paisagismo em espaço localizado em região nobre da cidade. Pela primeira vez, duas mansões sediam o evento, que tem como tema a Brasilidade. Até 15 de maio no Entreverdes Campinas. casa.abril.com.br/casa-cor/mostras/campinas


13 de maio a 26 de junho
Campinas Decor I Lago do café I Campinas

Em sua 21ª edição, a principal mostra de arquitetura, decoração e paisagismo do interior paulista será realizada de 13 de maio a 26 de junho e terá como cenário o Palácio de Cristal, imponente prédio localizado no Lago do Café, no bairro Parque Taquaral. campinasdecor.com.br/