Skip to main content

Iluminação I Áreas Externas e Fachadas

A iluminação de áreas externas como jardins e fachadas pode fazer toda a diferença no projeto da sua casa. Especificar corretamente as luminárias, destacando os pontos importantes valoriza tanto a arquitetura quanto o paisagismo.

Neste post a arquiteta de Campinas Maira Del Nero, da exemplos de diversos tipos de luminárias e suas aplicações em áreas externas e fachadas:

As arandelas por exemplo, podem ser utilizadas em pilares de varandas ou pergolados, ou para iluminação decorativa, pois destaca a textura das paredes onde está instalada.

????????????????????????????????????

A luminária de piso ou uplight deve ser utilizada para destacar elementos de fachada como empenas, pilares, materiais  e vegetação de maior porte como árvores e palmeiras. Evitar o uso em paredes com janelas, pois causa ofuscamento. Esse tipo de luminária não ilumina caminhos, precisa sempre estar próximo de algum elemento vertical. Pode ser especificada no piso ou grama.
HAES (26)

????????????????????????????????????

Holofotes também podem especificados nos jardins para iluminação de vegetação de maior porte como árvores e palmeiras. Podem também  ser presos nas paredes externas da casa para iluminar áreas maiores do jardim.

????????????????????????????????????

HAES (17)
Utilizar balizador de chão para iluminar caminhos e escadas. Cuidado,  pois é uma luminária cara e deve ser utilizada somente em pontos de destaque.

Postes baixos podem ser utilizados para iluminar caminhos que necessitam de uma quantidade razoável de luz.

Sempre distribuir alguns espetos pelos jardins e floreiras. Não é necessário especificar o ponto exato, pois o espeto diferentemente das outras luminárias pode ser reloucado em obra.
HAES (28)????????????????????????????????????*As fotos deste post são de projetos de autoria da arquiteta Maira Del Nero. 


 

Leave a Reply